top of page

A ENGD DEFINE POSIÇÃO NAS ELEIÇÕES DE 2022

Prezados (as),


A EngD – Engenharia pela Democracia (www.engdemocracia.com.br) é um grupo de profissionais das áreas de Engenharia e afins, constituído no âmago da atual conjuntura nacional e internacional, e com a conclusão da não aceitabilidade do governo Bolsonaro em todas as esferas da administração pública: Socioambiental, econômica, política, cultural, C&T, Engenharias e áreas afins, relações internacionais e direitos humanos.


Não se tratou de uma mera opinião político-partidária já que a média de seus membros possui perfil ideológico centrista, no entorno da esquerda e direita. Foi, isso sim, fruto de uma percepção técnica e que foi consolidada, em seguida, pelo nosso Plano Estratégico com a realização de um diagnóstico situacional do país e análise preliminar de quinze Políticas Públicas de Estado.


Diante do agravamento da crise política dos últimos meses, a EngD tomou a iniciativa de discutir, em sua instância decisória maior - a Assembleia Geral, uma posição a ser tomada, o que se fez no último dia 02 de Agosto. Por unanimidade, foi aprovado o apoio em torno da coligação Lula / Alkmin, se possível, para vitória no primeiro turno, por ser a única via exequível para interromper o caos que se aprofunda no país.


Houve dois argumentos principais que prevaleceram para tal decisão:

- (1) Trata-se de uma ampla coligação nacional condizente com o perfil da maioria da população e que, por isso, não caracteriza uma tendência única;

- (2) Em função das públicas ameaças do atual mandatário-mor, existe sério risco de uma ilegalidade jurídico-democrática ser tentada no segundo turno.


Com essa decisão, a EngD, a exemplo de outras entidades nacionais, posiciona-se na vanguarda para o redirecionamento dos nossos destinos rumo à evolução civilizatória para o bem estar comum.


Contamos com a participação de todos. Entre no nosso site e se filie à EngD – Engenharia pela Democracia.


César Cantu

São Paulo, 14.08.2022

[Se julgar pertinente contribuir para a ampliação da análise, faça seus comentários e repasse]

256 visualizações

Comments


bottom of page