top of page

Allen Habert e Alfredo Attié: "Brasil 2022 Engenharia Desenvolvimento e Democracia" na AP de Direito




Prossegue a Série sobre "Brasil 200 Anos" da Academia Paulista de Direito, Cadeira

San Tiago Dantas, concebida e realizada por Alfredo Attié


Nesta 6a, 12/11, às 18 horas, a conversa entre o jurista e filósofo Alfredo Attié, Presidente da Academia Paulista de Direito e Titular da Cadeira San Tiago Dantas, e o engenheiro e ativista político e cultural Allen Habert sobre "Brasil 2022 Engenharia Desenvolvimento e Democracia."


O passado e o futuro da engenharia no Brasil e no mundo, seu papel na construção do desenvolvimento e na defesa da democracia o esforço de engenheiros e engenheiras na implementação de planos, projetos e políticas públicas, sua participação nos governos e nas empresas da Administração, nos institutos de fomento à pesquisa, são alguns dos temas a serem abordados em mais esse programa da Série da Academia Paulista de Direito "Independência? Reescrevendo a História e Redesenhando o Futuro", concebida por Attié para preparar a celebração crítica dos 200 anos do Brasil, já em seu décimo-quinto programa.


Allen Habert é engenheiro de produção, foi presidente e é diretor do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo. Foi membro do Conselho Universitário da Unicamp e diretor nacional do DIEESE. Um dos criadores da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados, da qual é diretor, e do movimento Engenharia pela Democracia, esteve empenhado na construção de arcabouço legal para a ciência e tecnologia, na constituinte de 1988.


Alfredo Attié iniciou esse processo de reflexão sobre a história brasileira, em seus aspectos políticos, jurídicos e constitucionais, desde o início de sua formação acadêmica, tendo-se proposto a tarefa de repensar os fundamentos da construção do que chamamos de Brasil, para os 200 anos da assim considerada independência política, numa celebração crítica, logo ao tomar posse da Presidência da Academia Paulista de Direito, em 2017. Estudou direito e história na USP, doutorou-se em filosofia, é escritor, sendo uma de suas contribuições a análise da questão da alteridade e sua presença no direito. Autor de Brasil em Tempo Acelerado, São Paulo: Tirant, 2021.


Transmissão ao vivo, no YouTube http:/https://www.youtube.com/c/AlfredoAttié


Todos os programas podem ser vistos e revisitados, na playlist do YouTube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLtZFbSCQ75l1Kvo1X4-k_XUSJxR-mcIPU


Curta, participe, assine o canal e fique por dentro das novidades.

35 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page