top of page

AS MASSAS SEGUEM OS PASSOS DAS LIDERANÇAS CAPACITADAS

Todos nós desejaríamos que, assim, não fosse, mas é: As massas seguem os passos das lideranças capacitadas. Tem-se repetido durante os quatro milhões de anos do homo. Muito antes, desde os animais, nossos ancestrais: Nas alcateias, os que dominam e determinam as regras são os machos ou fêmeas alfas - leões, hienas, lobos, .... . Os liderados se submetem e seguem as regras.


Com a inteligência, surgiu o homo e tudo continuou igual: Na família, na escola, no ambiente social ou profissional, no Estado, enfim, em qualquer espaço há um líder ou uma estrutura de liderança que determina as regras e as massas seguem. Descontentamentos e mudanças de liderança ocorrem, mas a estrutura se mantém. E, pior, a elite dominadora exige, para si, privilégios muito diferenciados. Crueldade, injustiça? Pode ser até pior e, assim, é.


E é nessa direção natural que o sistema de dominação se aperfeiçoa mais e mais: Ele coopta as lideranças naturais e formais ou cria novos líderes, mesmo que, alguns deles, meros fantoches: Dirigentes do Estado, representantes eleitos pelo próprio povo, artistas, esportistas, influenciadores digitais, profissionais da mídia, eminências religiosas, todos para, explícita ou implicitamente, estarem a seu serviço. E o sistema os remunera, a todos, regiamente para consolidar a cooptação. Por que você acredita que um Juiz, um deputado, um dirigente do executivo, um diretor de empresa ganham tanto e usufruem de tantos benefícios? Somente para compensar o que produzem? Nada disso, o principal motivo é dar-lhes o status para que eles desempenhem, e bem, o papel de serviçal da elite e se mantenham encoleirados.


E aqueles que lutam contra a dominação continuam cometendo o mesmo erro tático: “Tentar conscientizar, diretamente, o povo sem passar pelas suas lideranças”, como se cada indivíduo fosse autônomo, pudesse pensar e agir por si só. É por isso que a dominação por uma elite capacitada, usurpadora dos resultados da sociedade, persiste por tanto tempo.


Conclusão atroz, mas realista: Trabalhar com as lideranças é a tática fundamental, mas, como fazer isso? É aqui que a grande dificuldade começa. Como convencer uma liderança, que usufrui de grandes privilégios, a lutar contra seus próprios interesses?


Se alguém souber o “como fazer”, a humanidade agradece.


César Cantu

São Paulo, 25.01.2022

156 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Caro Célio, massa, no sentido figurado, significa multidão, povo, aglomerado de pessoas. "A massa está revolta com o governo". Não há nenhuma referência ao uso do termo massa como comparação do ser humano a animal. Se o termo for usado nesse sentido, representa uma extrapolação, provavelmente, inerente à vocação, talvez, inconsciente, da própria pessoa.

Like

Pois é COLEGAS Engenheiros e Engenheiras.... MASSAS ... tratando GENTE como GADO... sempre fui e serei contra esse tipo de tratamento... Esse é um dos pilares pelo qual se pauta minha CANDIDATURA ao C.A. em 2022: merecemos um representante com VOZ ATIVA NO CA... Essa campanha leva o mesmo lema das anteriores: ÉTICA SEMPRE!!! CORRUPÇÃO E OMISSÃO NUNCA!!! O VOTO é uma IMPORTANTE ARMA DE LUTA PACÍFICA... aqui na PETROBRAS e no BRASIL nas eleições gerais desse ano... pois quem SE abstém, qualquer que seja o MOTIVO... dá um CHEQUE EM BRANCO ao VENCEDOR... para agir em seu nome... e esse é o martírio que vivemos... na empresa e no nosso BRASIL. Como somos proibidos de fazer campanha pelos meios corporativos...…

Like
bottom of page