top of page
  • Foto do escritorEngD

Cientistas promovem Marcha em Defesa da Ciência dia 8 de julho




Na próxima sexta-feira ( 8 de Julho), Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, acontece a Marcha pela Ciência de 2022, em apoio à pesquisa científica no Brasil e contra os retrocessos no setor. A organização do evento conta com a participação de cientistas, professores, pesquisadores, graduandos e divulgadores científicos.


A Engenharia pela Democracia apoia o movimento criado a fim de chamar a atenção da população para a queda dramática de investimentos do governo em ciência, tecnologia, inovação e educação no Brasil.


Programação - Além de uma Aula Pública Online, a partir das 13 horas, com a presença do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Jenin; e da presidente do Sou Ciência, Soraya Smaili, atos culturais e manifestações públicas serão realizadas em diversas cidades.


Em São Paulo, haverá ato às 16 horas, no Vão Livre do Masp. Capitais como Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte, Fortaleza (CE), Belém (PA) e Salvador (BA) também já têm atividades programadas para esta data ou dias próximos.


Segundo Mariana Marques, coordenadora do coletivo Cientistas Engajados e uma das organizadoras da Marcha, recentemente, o governo federal anunciou mais um corte, agora chamado de bloqueio de verbas, de R$ 2,5 bilhões do Ministério da Ciência e Tecnologia e de R$ 1,6 bilhão do Ministério da Educação.


“Recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) ficarão sequestrados no Ministério da Economia esperando serem direcionados mais uma vez para rolagem da dívida pública. Dinheiro arrecadado com objetivo especificado em Lei Federal, que será, mais uma vez, desviado para outra função”, afirma Mariana.


A cientista destaca que nos últimos 4 anos, os cortes foram ainda mais profundos e atingiram todas essas instituições ao mesmo tempo, deixando a Ciência brasileira asfixiada.


Transmissão - Acompanhem a atividade pelo canal do YouTube dos Cientistas Engajados.


42 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page