top of page

Dirigentes da EngD e da Comissão Organizadora da I Conferência entregam o convite ao Secretário de CTI - Vahan Agopyan e debatem os desafios da Engenharia

Atualizado: há 6 dias


Marielza Milani, Miguel Buelta, Secretário de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo - Eng. Vahan Agopyan, Miguel Manso e Allen Habert


*por Miguel Manso


Muito produtiva a reunião na Secretaria de Ciência e Tecnologia com o secretário e também engenheiro Professor Vahan Agopyan, em que participaram a engenheira Marielza Milani e os engenheiros Miguel Buelta, Miguel Manso e Allen Habert representando a Comissão Organizadora da I CONFERÊNCIA NACIONAL LIVRE DA ENGENHARIA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, convocada pelas entidades:  ENGD - SBPC - FUNDAÇÃO MEMORIAL DA AL, como parte da agenda da V Conferência de CTI, evento que será realizado no dia 10 de abril às 10 hs - em que também será comemorado o DIA NACIONAL DA ENGENHARIA.


Na reunião em que foi feito o convite para que o secretário participe da Solenidade de Abertura, o professor Vahan, que já foi reitor da USP, apontou desafios e propostas para este grande encontro.


O Professor Vahan sugeriu que fosse debatida a necessidade de ajustes na legislação de licitações para promover mais velocidade e condições de competitividade para que as tecnologias inovadoras fossem tratadas com prioridade, diferente do que existe hoje no arcabouço legal desta área. Também tratou do tema da necessidade de mudar o conceito de nomeações para cargos públicos, de natureza eminentemente técnica e não política, onde se encontram muitos profissionais bons em suas áreas, mas que não conhecem a especialidade das tarefas técnicas da Engenharia ou por políticos em atribuições que merecem a experiência técnica. Enfatizou a necessidade de retomar as carreiras de Estado na Engenharia, no planejamento, fiscalização e atendimento a população nas cidades. Também tratou do tema referente aos desgastes e preconceitos que fazem com que os profissionais da Engenharia não tenham o reconhecimento e a valorização que merecem o que prejudica muito a sociedade que fica sem estes talentos e contribuições onde eles poderiam estar contribuindo melhor e mais.


O Secretário Vahan expôs o trabalho complexo da Secretaria e seu papel como articulador de grandes universidades e centros de pesquisa, onde se produz ciência e inovação na ponta do conhecimento e apresentou os programas e projetos que o Governo de SP está desenvolvendo para fortalecer este trabalho. "O Governador Tarcisio tem tido muito respeito pelas instituições e universidades em São Paulo, respeitando sua autonomia, valorizando suas contribuições e as listas tríplices apresentadas, bem como os mandatos que estão em curso"- afirmou o Secretário.


As portas da secretária ficaram abertas também para as propostas que serão debatidas, na única conferência nacional em que a Engenharia é o tema central. A presença da Secretaria de SP é muito valorizada pelos organizadores desta I Conferência e as organizações que a realizam foram convidadas para seguir a conversa e a participação nos projetos do estado de SP.


A Comissão solicitou que o secretário fosse o portador do convite ao Governador e o estendeu para os demais membros do Governo de SP.


O debate democrático, plural e amplo, focado na temática proposta e nas sugestões que virão de todos os inscritos, será levado ao conhecimento da V Conferência e demais autoridades, em documento próprio e inclusivo.


Este é o espírito da nossa Conferência, ouvir e dar voz a todos os segmentos e correntes de pensamento da Engenharia e da Ciência, buscando sempre as convergências, com base em argumentos, assim como também defendeu o secretário, e avançando na superação dos atos ou atitudes que dividam os brasileiros e os homens de bem.


A Engenharia do Brasil que foi e é capaz de realizar façanhas gigantescas e pioneiras, em todas as áreas da sociedade humana, quer ser ouvida e respeitada no cenário nacional.






*Miguel Manso é engenheiro elétrico formado pela USP de São Carlos,

Diretor de Políticas Públicas da EngD e

Coordenador da I Conferência Nacional Livre

DA ENGENHARIA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


59 visualizações

Comments


bottom of page