top of page

EngD é amplo, supra-partidário, mas tem direção

Atualizado: 14 de out. de 2021



O movimento Engenharia pela Democracia - EngD foi constituído para preencher uma lacuna importante gerada pela falta de participação dos profissionais de Engenharia nas discussões e na elaboração de propostas de soluções para os graves problemas que afetam a Sociedade Brasileira


A engenharia tem que se inserir na Sociedade e participar de todas as questões inerentes a construção de um Estado Democrático e moderno. Para isso contribui todo o arcabouço tecnológico, adquirido pelos profissionais de Engenharia, e um dos conceitos fundamentais que estão norteando a construção desse movimento: o conceito de Democracia.


Numa sociedade evoluída e moderna o conceito de Democracia é central e é isso que nos une e nos estrutura, enquanto movimento.


O conceito DEMOCRACIA para os integrantes desse grupo é muito mais amplo que o conceito usualmente utilizado e expresso pela grande mídia e que se restringe apenas ao enfoque POLÍTICO da questão, onde para haver democracia basta haver Poderes constituídos e Eleições regulares. Só isso não basta, os democratas associados a esse grupo defendem que DEMOCRACIA está apoiada em um tripé bem equilibrado, a saber: POLÌTICO, SOCIOAMBIENTAL E ECONÔMICO. E é sob esse tripé que queremos contribuir para a construção de um Estado Democrático, moderno. Inclusivo, com justiça social e comprometido com as nossas futuras Gerações.



O movimento está aberto a todos os estudantes, técnicos e técnicas, engenheiros e engenheiras, profissionais de áreas afins que atuam na Engenharia, sem distinção de credo, gênero, raça ou origem que subscrevam e defendam nossa CARTA de PRINCÍPIOS em seus três princípios básicos, a saber:


  1. Desenvolvimento Socioambiental Responsável;

  2. Soberania Nacional e Educação em Engenharia;

  3. Democracia e Desenvolvimento.


O movimento EngD é gerido por uma Coordenação, composta pelos núcleos:


Estratégico, Integração e Comunicação, que por sua vez se subdividem em grupos. A Coordenação do EngD é pautada pelo seu PLANO ESTRATÉGICO, com sua Missão, Visão e Princípios definidos.


O Plano Estratégico destaca como Missão da EngD:


“Ser referência nacional no campo da engenharia na participação do processo de transformação da sociedade para a evolução civilizatória em direção à democracia plena em suas dimensões política, econômica e socioambiental”.

Entender e adequar nossas ações e projetos a essa Missão é tarefa primordial para a Coordenação da EngD e todos os membros associados ao movimento.


O Engd, tendo um Plano Estratégico estabelecido, sendo constituído de forma ampla dentro de Princípios (Carta de Princípios) e valores e com uma Coordenação estabelecida, com certeza está estruturado para ajudar a quebrar paradigmas e contribuir para que a Engenharia ocupe um lugar de destaque na construção da sociedade brasileira. Com resiliência, determinação e ousadia ajudaremos a construir um Brasil mais justo, inclusivo e moderno.



36 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page