top of page

LIBERDADE DE EXPRESSÃO NÃO BASTA. É PRECISO SOCIALIZAR O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Atualizado: 26 de mai. de 2022

Prezados (as),


A grande mídia posiciona-se, na atualidade, como o braço forte da elite e é veemente na defesa da Liberdade de Expressão. Penso eu: Uma armadilha foi montada contra as forças populares.


E analiso;

- De fato, a Liberdade de Expressão é necessária, permite-me falar o que desejo. Mas, falar para quem? Falo, apenas, para mim e para os próximos porque não me estão disponíveis os Canais de Comunicação. E, para a grande mídia, eles estão. Já começo com uma derrota.

- E mais: Não posso montar o Conteúdo da Mensagem porque não conheço a realidade e nem possuo as suas técnicas. A grande mídia não, apenas, conhece a realidade, porque está presente em toda parte, como é especializada em montar conteúdos de mensagem, e os monta conforme os seus interesses, que são os interesses da elite. Já é a segunda derrota que sofro.

- E, importante, não posso rebater o conteúdo da mensagem falacioso ou manipulado da grande mídia porque não me é garantido o Direito de Resposta. Esse direito está disponível e é usado e abusado pela grande mídia. Coloco, no pedestal, a taça da terceira derrota.


Por isso, repito: Liberdade de Expressão é importante, mas não basta; é preciso ampliar para a Socialização do Processo de Comunicação em todas suas etapas - a Liberdade de Expressão, a disponibilidade dos Canais de Comunicação, as facilidades para montar o Conteúdo da Mensagem e a garantia do Direito de Resposta.


A elite e a grande mídia controlam todo o Processo de Comunicação, mas, não desejam o nosso acesso a ele e, por isso, elas defendem somente, e tão somente, a Liberdade de Expressão.


E nós, ingênuos, fazemos coro à Liberdade de Expressão, para pregar, em alto e bom som, no deserto, enquanto a grande mídia prega para as multidões.


E, assim, resta-nos, somente, assinar o termo final da rendição.


César Cantu

São Paulo, 09.05.2022

[Se quiser contribuir para a construção do conhecimento popular, faça seus comentários e repasse].

158 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page