top of page

Livro “Petrobras fatiada” será lançado nesta quinta-feira, em São Paulo

Atualizado: 1 de dez. de 2022



Nesta quinta-feira (1º), às 19 horas, acontece em São Paulo, o lançamento do livro “A Petrobrás fatiada – prejuízos para a engenharia e soberania nacionais” (volume I). O evento será realizado na sede do Sindicato dos Engenheiros de SP (SEESP) e transmitido pelas redes sociais da entidade (Youtube e Facebook).


A publicação é uma iniciativa da Associação Profissional dos Geólogos do Rio Grande do Norte/AGERN, Sindicato dos Geólogos no Estado de São Paulo/SIGESP e Federação Brasileira de Geólogos/FEBRAGEO, com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia /CONFEA, da Diretoria Regional da Caixa de Assistência do CREA-SP/MÚTUA-SP, da Associação dos Engenheiros da Petrobrás/AEPET, e conta com apoio da Engenharia pela Democracia (EngD).


Allen Habert, coordenador do Fórum Nacional da EngD e diretor do SEESP, participa do evento, que contará com a presença de Murilo Pinheiro, presidente do SEESP e da FNE, dos organizadores da obra Patrícia Laier e Francisco Gonçalves; Estrella, ex-diretor da Petrobras; Fábio Reis e Marcelus Glaucus, presidentes respectivamente da Febrageo e do Sigesp; e os professores universitários Gilberto Bercovici e José Augusto Fontoura, entre outros.


Quem escreve o prefácio da obra é o geólogo Guilherme Estrella, conhecido como o pai do Pré-Sal, Estrella foi Diretor de Exploração e Produção da Petrobrás. “‘A Petrobras fatiada – prejuízos para a engenharia e soberania nacionais’ propõe um resgate da história recente da Petrobrás como empresa de energia integrada num único sistema industrial. É imperioso que ela recobre a sua atuação como empresa-âncora para a retomada do desenvolvimento industrial, autônomo, com tecnologia crescentemente nacional, desenvolvida junto à universidade brasileira, e com empresas de engenharia brasileiras de capital nacional. E que volte a fomentar a atividade de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação em todas as outras formas de energia abundantes em nosso imenso território nacional, para atender nossa crescente demanda energética na construção de um país mais justo, socialmente igualitário e com níveis de distribuição de renda, riqueza e propriedade muitíssimo mais avançados que a vexaminosa posição que ocupamos, entre os mais desiguais do planeta.”



O projeto inclui uma tiragem de 1500 exemplares impressos, para distribuição entre os profissionais que atuam no Brasil.


Parte dos exemplares estarão à venda durante o evento ao público para custear uma 2a. edição em formato mais popular, para distribuição aos professores universitários de todo o Brasil e um segundo volume a ser publicado em 2023, em edição comemorativa aos 70 anos da Petrobrás, abordando o desmonte das outras áreas de negócio não incluídas no primeiro volume.

Serviço:


Lançamento - “A Petrobrás fatiada – prejuízos para a engenharia e soberania nacionais”

Quinta-feira, 1º. de dezembro, às 19 horas

Local: Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP)

Rua Genebra, 25, Bela Vista – São Paulo/SP

24 visualizações

Comments


bottom of page