top of page

LULA E A GUERRA DA UCRÂNIA

Prezados (as),


Lula sempre provou ser um grande estrategista político e, nesse episódio da guerra da Ucrânia, continuou provando e poderá ser elemento crucial para o fim da guerra.

- Lula tem vendido a mensagem da paz. É um desejo universal e, por isso, nenhum dirigente de Estado ousou declarar-se contra.

- Lula tem condenado a invasão de um país por outro. Quem invade é o poderoso usurpador, uns poucos; quem é invadido, é o desapoderado, a grande maioria. Com isso, Lula defende os oprimidos contra os opressores e nenhum dirigente de Estado ousa declarar-se contra essa proposição.

- Lula manifestou-se contra a invasão da Rússia à Ucrânia comprovando que a sua posição de não agressão é autêntica, sem distinção de favorecimento a uma ou outra parte. Essa posição foi altamente estratégica para credencia-lo como grande negociador da paz no conflito.

- Lula não atendeu aos apelos de Biden para se declarar a favor da Ucrânia contra a Rússia, voltou a afirmar que queria a paz na região e sugeriu que as negociações fossem feitas por um grupo de países não envolvidos com a guerra. Com isso, Lula fez prevalecer a saída pela paz e tirou os países beligerantes e seus aliados da negociação. Biden não teve como manifestar-se contra.

- Lula negou o pedido do Chanceler alemão, Olav Scholz, de fornecimento de munição para a Ucrânia. Com isso, confirmou que não possui lado a defender, que deseja a paz e se credenciou, ainda mais, como interlocutor.

- Lula conversou, separadamente, com Putin e Zelensky e ratificou, para ambos, o seu desejo de paz, colocando-se a disposição para isso. Nenhum dos dois pode ser contra.


Podem-se destacar as seguintes conclusões:

¨ Lula consolidou a necessidade de término da guerra e nenhuma das partes beligerantes pode se manifestar contra;

¨ Lula isolou as partes beligerantes e seus aliados das negociações outorgando as tratativas a um grupo de países neutros.

¨ Pelos posicionamentos tomados, Lula demonstrou que não está defendendo nenhuma das partes, mas, tão somente, a paz.

¨ Lula fortaleceu, no cenário mundial, a sua condição de negociador competente para um mundo melhor.


Grato


César Cantu

São Paulo, 05.03.2023

[Se julgar pertinente, faça seus comentários e repasse]

258 visualizações

Commenti


bottom of page