top of page

Mudanças climáticas. A conta já chegou.



A EngD tem promovido uma série de palestras com especialistas em diversas áreas para discutir os principais problemas do País e também contribuir efetivamente para ajudar a resolvê-los. O objetivo também é qualificar os profissionais frente aos novos desafios do próximo governo.


Para fechar o ciclo de 2022, a EngD convidou Ivan Magli, engenheiro civil e especialista em gestão ambiental, para falar sobre “Mudanças climáticas, adaptação e resiliência nas cidades brasileiras”.


Diretor da Política e Planejamento Ambiental da PPA Ltda, Maglio já foi diretor e coordenador de Planejamento Ambiental da CETESB e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, secretário Executivo do Consema e diretor de Planos Urbanos da Secretaria Municipal de Planejamento – SP.


Ivan abordou os riscos climáticos advindos das mudanças e suas consequências. Segundo ele, alguns fatores são determinantes como desmatamento e as transformações provocadas pelo modelo desenvolvimento.


Emergência climática – “O descaso do governo Bolsonaro, com a destruição órgãos de meio ambiente e fiscalização agravou a situação”, afirma Ivan Maglio.


O especialista destaca que além dos riscos gerais, existe a questão da sazonalidade. “A vulnerabilidade e expõe diferenciada. Esse conjunto, as ameaças, os processos econômicos e a vulnerabilidade configuram a questão do risco imediato e a nossa é bastante grave”, alertou.


Ao abordar a questão das cidades brasileiras, Ivan sugeriu uma série de inciativas e ressaltou: “Só a engenharia não dá conta”.


“Se a governança mundial não enfrentar essa questão, a espécie humana estará condenada. O fato de o Brasil ter derrotado o negacionismo e ser protagonista na salvação do planeta, se não foram feitas as questões de contenção temperatura e proteção dos biomas, bem como a retenção hídrica, ninguém vai sobreviver. Os efeitos que impactam os mais vulnerários, principalmente, as periferias mostram que a conta já chegou”, alerta Paulo Massoca.


Mudancas-climaticasPalestra Eng D
.pdf
Fazer download de PDF • 2.65MB


6 visualizações

Comments


bottom of page