top of page
  • Foto do escritorEngD

Nota de Repúdio

A imprensa internacional está repercutindo o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Philips no Amazonas, no último domingo.

O desaparecimento do Bruno e do DOM são o retrato do descaso e do grande crime perpetrado contra a Amazônia sob as vistas e o patrocínio do atual governo brasileiro, que nestes últimos três anos promoveram a entrega dessa grande área de nosso território a desmatadores e pescadores ilegais, incentivaram a invasão de reservas indígenas pelo garimpo ilegal e pelos grileiros de terras e para isso promovem um grande genocídio sob a complacência do Estado brasileiro. Com essa atitude destroem nossas reservas florestais, contaminam nossos rios e córregos com mercúrio utilizado no garimpo e dão continuidade à odiosa política de destruição cultural e física de povos tradicionais.

Toda sorte de crimes contra o meio ambiente e contra os povos originários são cometidos com a complacência do atual governo e das Forças Armadas que deveriam estar protegendo-os, ao invés de se omitirem e desmantelarem órgãos de proteção das populações nativas e de fiscalização dos crimes contra a Floresta e os recursos naturais.

Bolsonaro, onde estão Bruno e Dom? O Estado brasileiro não pode se esquivar dessa responsabilidade, e muito menos os que, por dever constitucional, tinham a responsabilidade de proteger os povos originários e o meio ambiente, já que emponderaram e fortaleceram as organizações criminosas que estão atuando naquela região nos últimos três anos.

Nós profissionais da Engenharia que lutamos pela Democracia nesse país sabemos que só repudiar e denunciar é pouco, muito pouco! Todos os dias crianças e mulheres indígenas são violados, estuprados, suas aldeias são queimadas, seus territórios são invadidos e a Floresta é degradada pelo garimpo ilegal. Vastas áreas da Amazônia são queimadas criminosamente, correntões derrubam florestas, crimes patrocinados pelos atuais detentores do poder são cometidos e o Estado brasileiro se cala!

Pior, e é preciso denunciar... esse descaso criminoso é proposital e faz parte de um projeto político de extermínio de povos originários para tomada de suas terras e os recursos nelas presentes, tendo como pano de fundo a concentração de poder e riquezas nas mãos de grupos minoritários, a subordinação do país aos interesses de países centrais do capitalismo e para isto, jogando na mais completa miséria dezenas de milhões de brasileiros. Diante desse quadro só há uma alternativa, a de juntarmos forças com os patriotas e democratas desse país para levantar bem alto nas ruas, nas redes sociais, nas organizações democráticas, uma única e grande bandeira:


FORA BOLSONARO!

18 visualizações

Comments


bottom of page