top of page
Engenharia pela Democracia

Nota de Repúdio aos Cortes de Verbas Governamentais para a Ciência e Tecnologia

Atualizado: 8 de nov. de 2021





Nós, do movimento Engenharia pela Democracia, manifestamos nosso repúdio aos diversos cortes de recursos para a área de ciência e tecnologia realizados pelo governo atual em toda a sua gestão, incluindo o corte mais recente de 92% da verba do CNPq.


Informação divulgada recentemente pela Fapesp, mostra que os recursos de 2021 do MCTI são da ordem de 1,875 bilhões de reais, enquanto que em 2015 foram de 9,406 bilhões.


Estes cortes mostram mais uma vez o constante desrespeito e desvalorização da ciência e tecnologia deste governo.


Estes constantes cortes têm desestabilizado e, em alguns casos, desmontado totalmente núcleos de pesquisa em todo o Brasil, o que ocasiona a fuga de cérebros para outros países, que têm um maior respeito às áreas de ciência e tecnologia.


Estes países oferecem oportunidades de desenvolvimento sólido e perene de pesquisa.


Estamos assistindo uma verdadeira operação de desmonte do Sistema Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação, direcionando o Brasil para a contramão da história em plena revolução digital que ocorre mundialmente.


É importante realçar que a maioria destes cérebros foram formados com recursos públicos, investidos nas universidades e centros de pesquisa ao longo de décadas e, caso não se reverta a atual situação, teremos um árduo trabalho futuro para recompor esta grave perda de inteligência e capacidade de inovação do país. Assim, seremos cada vez mais um país exportador de matérias primas e importador de tecnologias.


Desta forma, se torna urgente a recomposição dos recursos cortados para reduzir esta evasão de cérebros e o desmonte dos nossos centros de desenvolvimento de ciência e pesquisa no país.


Nos somamos às dezenas de entidades e organizações da sociedade civil, que defendem as ciências como a base para o desenvolvimento humano e a tecnologia como o mais importante mecanismo para o progresso do país.


Pela recomposição das verbas para a CT&I!


26 de outubro de 2021.


Movimento Engenharia pela Democracia

29 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page