top of page

Odete dos Santos | A democracia não vai morrer



Hoje, ao ler começar a ler noticias na net, me deparei com o assassinato de 03 (três) médicos de São Paulo, na Barra da Tijuca no RJ. Um deles o irmão da Deputada Federal Sâmia Bomfim, ele tinha apenas 35 anos, e todos foram ao RJ para um Congresso Médico. Não foi assalto, foi extermínio


Recado claro à Deputada mais combativa e de esquerda da Câmara dos Deputados. Até quando ficaremos reféns de milicianos?


Me lembrei da ex Deputada Manuela D’Avila, que desistiu da última candidatura, por estar sendo ameaçada de morte, assim como sua família. E é impossível não associar o fato à morte da Marielle Franco e seu motorista, fuzilados também no RJ e até hoje não se conhece os mandantes deste crime. Em comum elas possuem o fato de serem mulheres e políticas. Mulheres são mortas todos os dias por seus companheiros, por ex-companheiros e agora nem na política não são aceitas. Secretarias das Mulheres recebem recurso pífio do governo do Estado de São Paulo, tendo suas verbas desviadas para outras secretarias e fica por isso mesmo?


Até onde vai este ataque às mulheres, mulheres que lutam por uma vida melhor para todos, que defendem políticas públicas para todos, defendem igualdade, saúde, educação e enfrentam políticos que atacam a democracia, o direito de ir e vir e também de existir. Até quando?


Mulheres, vamos reagir, vamos mostrar a quem quer nos matar que não temos medo, que somos e podemos tudo!


São Paulo, 05 de outubro de 2023


* Odete dos Santos, engenheira civil, é vice-presidente do Conselho Deliberativo da EngD
21 visualizações

Comments


bottom of page