EngD marca presença no Ato em defesa da Soberania e Democracia no TUCA
- EngD

- 19 de set.
- 2 min de leitura
Evento realizado pelo movimento Direitos Já! contou com a presença de lideranças políticas, culturais e científicas, incluindo o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Os diretores Paulo Massoca, Allen Habert e Diego Roiphe representaram a Engenharia pela Democracia.
Lideranças políticas, artísticas e acadêmicas se reuniram na noite da última segunda-feira, 15 de setembro, no Teatro TUCA, em São Paulo, para um ato em defesa da Democracia e da Soberania Nacional. A manifestação, organizada pelo coletivo da sociedade civil Direitos Já! aproveitou a comemoração do Dia Internacional da Democracia para reafirmar a importância do Estado Democrático de Direito, principalmente em um cenário de ameaças internacionais e de condenações políticas no Brasil.
Entre as falas, o evento contou com representantes do congresso americano, da União Europeia, além de personalidades nacionais, como o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, o político Almino Afonso e os ex-ministros da Casa Civil José Dirceu e Clóvis Carvalho. Ao final, houve uma fala do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin:
“Aqui está reunida a nação brasileira. Nação é maior do que governos. Nação é nossa língua, nossa cultura, música, religião. É a luta dos que já morreram. Acho que nós temos o que comemorar, se a gente olhar para tudo o que ocorreu no governo anterior. Se pegarmos a área da saúde, por exemplo, nós vivemos o negacionismo, negar a vacina. Três coisas mudaram o mundo: água tratada, vacina e antibiótico, o que fez nós pularmos [a expectativa de vida] de 40 para 80 anos. Negando a Ciência, o resultado foi o Brasil, que tem 3% da população do mundo, teve 10,5% das mortes de covid-19, três vezes a média mundial. Mas o pior foi o atentado à democracia. O Mário Covas, [ex-governador de São Paulo], dizia: ‘você pode ser um pouco mais alto, um pouco mais baixo, um pouco mais à direita ou à esquerda. Mas o que diferencia homens e mulheres públicos é quem tem apreço pela democracia e quem não tem.’”
O ato na íntegra está disponível no canal do portal Poder 360 no YouTube.
Com informações do Jornal da Ciência, matéria de Rafael Revadam: https://www.jornaldaciencia.org.br/sao-paulo-recebe-ato-em-defesa-da-democracia-e-da-soberania-nacional/











Comentários