top of page

Por que 08 de março é o dia Internacional das Mulheres?

Por Marcia Ângela Nori



A ideia da criação do dia internacional das mulheres surgiu em 1909 quando o Partido Socialista dos Estados Unidos América organizou as jornadas de luta das mulheres em 20 de fevereiro em Nova York em defesa da igualdade de gênero, dos direitos Civis e do voto feminino. Este movimento ficou conhecido mundialmente como sufragistas.


Na Europa em 1910 na conferência das mulheres da segunda internacional socialista em Copenhague foi sugerido por Clara Zetkin a o Dia internacional das Mulheres que fosse celebrado todos os anos, sem que, no entanto, fosse definida uma data específica.


Nos países europeus as manifestações uniam o movimento socialista que lutava por igualdade de direitos econômicos, sociais e trabalhistas e movimento sufragista que lutava pelo voto feminino.


Em 1917 na Rússia tzarista ocorreram manifestações de trabalhadoras por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do País na Guerra mundial. Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de Fevereiro de 1917, sendo que a data da principal manifestação ocorreu no dia 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo Calendário Juliano que era adotado até 1918) e foi proposto pelo movimento internacional socialista como Dia Internacional da Mulher.


Em 1975 foi instituído pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.


Porém, na memória coletiva associa -se o 8 de março à ocorrência do incêndio em fábrica da Triangle Shirtwaist em 25 de março de 1911 e que matou 146 trabalhadores sendo 125 mulheres e 21 homens.


A fábrica empregava 600 pessoas, em sua maioria mulheres imigrantes judias e italianas, com idade entre 13 e 23 anos, uma das Uma das consequências da tragédia foi o fortalecimento do Sindicato Internacional de Trabalhadores na Confecção de Roupas de Senhoras, conhecido pela sigla inglesa ILGWU.


Na atualidade nota-se que a celebração do Dia Internacional da Mulher tenha o seu sentido original parcialmente diluído, adquirindo frequentemente um caráter festivo e comercial, sendo comum que as empresas e instituições distribuam rosas vermelhas e/ou presentes, ação que destoa do espírito original da origem dos propositores do dia internacional das mulheres.


Viva 08 de março. Viva a igualdade de Gênero e de oportunidades.


Engenheira Marcia Ângela Nori

Presidente do SENGE -BA

96 visualizações

Comments


bottom of page