top of page


MANIFESTO TERRAS RARAS E SOBERANIA: UM CHAMADO AO BRASIL
Manifesto da UNE, UBES e ANPG à sociedade civil, à comunidade científica e à intelectualidade brasileira O mundo entrou em uma nova fase de disputa entre nações. As terras raras e os minerais críticos se tornaram um dos centros dessa disputa. São a base material das tecnologias que definirão o século XXI: a transição energética, a indústria digital, a inteligência artificial, a defesa e a soberania tecnológica. Quem controla esses recursos, e principalmente quem domina sua tr
-
há 2 dias3 min de leitura


Sucateamento ferroviário rouba 80 bilhões
por José Manoel Gonçalves * Cálculo simples e brutal: 8 mil quilômetros destruídos multiplicados por 10 milhões por quilômetro resultam em 80 bilhões de reais de prejuízo Quem paga o sucateamento da malha? - reprodução O Brasil assiste a um dos maiores escândalos de infraestrutura da sua história recente. A malha ferroviária nacional sofreu um desmonte sistemático ao longo de três décadas. Agora, a conta chega. E ela é altíssima. A Malha Sul, concessionada à Rumo em 1997,
-
há 4 dias4 min de leitura


Sustentabilidade exige ação, governança e capacidade de transformar territórios
por Patrícia Iglecias * A construção de cidades sustentáveis depende, cada vez mais, de uma governança capaz de integrar planejamento, ciência, participação social e inovação. O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, reforça a importância de conciliar desenvolvimento, proteção ambiental e qualidade de vida. Em um momento em que os efeitos das mudanças climáticas se tornam cada vez mais perceptíveis, a data convida à reflexão sobre as responsabilidades de go
-
há 6 dias4 min de leitura


Por que os EUA querem retaliar o Brasil por causa do Pix?
Por trás das ameaças tarifárias, uma disputa por receitas, meios de pagamento e influência sobre um dos maiores mercados financeiros do mundo por Miguel Manso * Presidente Luiz Inácio Lula da Silva exibe cartaz em defesa do Pix durante agenda oficial em Catalão (GO), em 2 de junho de 2026. Foto: Ricardo Stuckert/PR. No dia 1º de junho de 2026, o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) concluiu uma investigação contra o Brasil e propôs a aplicação de
-
5 de jun.9 min de leitura


Maior fábrica de ônibus elétricos do Brasil, na Via Anchieta, vai dobrar de tamanho
Ônibus elétricos em São Paulo (Germano Lüders/Exame) Eletra vai chegar a produzir 3.000 unidades por ano após expansão e planeja novos modelos Publicado pela revista EXAME em 20/05/2026 Rafael Balago, repórter de internacional e economia É comum ver ônibus elétricos circulando na via Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), mas eles ainda não estão levando passageiros. Na verdade, muitos deles acabaram de sair da fábrica. A Eletra, maior produtora nacional de ônibus elétrico
-
30 de mai.3 min de leitura


Sabesp: A quem servem as privatizações
Após capturarem saneamento em SP, rentistas abocanham 37% das contas d’água. Diretores já ganham R$ 708 mil mensais. E empresa demite 47% dos trabalhadores, reduz abastecimento, lidera queixas no Procon e vive série inédita de acidentes Por Marcos Helano Montenegro*, Amauri Pollachi** e Edson Aparecido da Silva*** Crédito: Peter Dazeley/ Getty Images O Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS) realizou uma investigação sobre a Sabesp após sua privatiz
-
29 de mai.4 min de leitura


Cidades verdes, meio urbano e bem-estar: rumo a uma urbanização que regenera
por Ivan Carlos Maglio* A urbanização contemporânea precisa deixar de ser apenas um processo de expansão imobiliária e voltar a ser um projeto de território, qualidade de vida e equilíbrio ecológico. O debate urbano no século XXI já não pode ser separado da crise climática. As cidades concentram população, infraestrutura, consumo de energia, emissões de gases de efeito estufa e, ao mesmo tempo, grande parte das vulnerabilidades ambientais e sociais. É nelas que os impactos
-
26 de mai.3 min de leitura


FNE lança nova edição do projeto “Cresce Brasil” no dia 15 de junho
Publicação celebra 20 anos da iniciativa e reúne propostas para um novo ciclo de desenvolvimento sustentável com protagonismo da engenharia A Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) lança, no próximo dia 15 de junho, às 10h, no auditório do (SEESP), em São Paulo, a mais nova edição do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, lançado originalmente em 2006. Sob o tema “Rumo a um ciclo de expansão econômica sustentável”, a publicação marca os 20 anos da iniciat
-
22 de mai.2 min de leitura


Mudanças climáticas deixam de ser cenário futuro e passam a redefinir o planejamento das cidades brasileiras
Nova Nota Técnica do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - reforça a urgência de integrar adaptação climática, gestão territorial e infraestrutura resiliente nas políticas urbanas por Ivan Carlos Maglio * A recente Nota Técnica do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - traz um alerta inequívoco: os eventos climáticos extremos no Brasil deixaram de ser excepcionais e passaram a configurar uma
-
20 de mai.2 min de leitura


PELA RETOMADA DO DIÁLOGO, REABERTURA DAS NEGOCIAÇÕES E NORMALIZAÇÃO DA VIDA UNIVERSITÁRIA NA USP
O Movimento Engenharia pela Democracia - EngD, guiado por seu compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico soberano do Brasil, com a democracia e com a defesa das instituições públicas de ensino, manifesta sua profunda preocupação com o atual panorama de acirramento de ânimos e escalada de tensões na Universidade de São Paulo - USP. A história da USP demonstra que suas crises foram superadas por meio da concertação e do entendimento. A greve e os desdobramentos
-
19 de mai.2 min de leitura
bottom of page
