top of page

Abaixo-assinado defende indicação de Guilherme Estrella no CA da Petrobras

Atualizado: 3 de mar. de 2023

Foi lançado um abaixo-assinado em defesa da indicação do geólogo Guilherme Estrella ao Conselho Administrativo da Petrobras. Estrella foi diretor de exploração e produção da Petrobras nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.


A iniciativa é uma reação ao anúncio da lista de indicados para compor o CA da Petrobras, feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, na segunda-feira (1).


As indicações de Silveira têm gerado indignação e preocupação nas correntes progressistas. Isso porque, dos oito nomes, quatro são ligados ao bolsonarismo e a favor das privatizações.


As indicações ainda vão passar por análise do comitê de pessoas da empresa. Depois, serão submetidos a assembleia de acionistas marcada para abril.


Nesse interim, o abaixo-assinado será encaminhado ao presidente Lula. Clique aqui e assine o documento.


Em entrevista ao Tutaméia, Estrella analisa situação da empresa e seu papel em um projeto de desenvolvimento nacional soberano. Na entrevista, o geólogo comenta ainda o desmonte e fragmentação da Petrobras, a partir da ruptura do Estado Democrático de Direito no governo Bolsonaro.


Ele afirma que não há possibilidade de recuperar a Petrobras com medidas paliativas: “É ingenuidade achar que é possível conciliar. Tem que partir para o confronto para recuperar o controle da Petrobras. A Soberania nacional está em jogo”, afirma Estrella, conhecido como “pai do pré-sal”.

Assista à entrevista:


325 visualizações
bottom of page