top of page
  • Foto do escritorEngD

EngD lamenta tragédia que vitimou Litoral Norte de SP


A Engenharia pela Democracia (EngD) se solidariza e se une às famílias das vítimas da tragédia que atingiu o Litoral Norte de São Paulo, no último final de semana. O temporal deixou 48 mortos, até o momento, e 36 pessoas estão desaparecidas. O número de desabrigados chega 2,5 mil.


Cerca de 200 bombeiros e 100 militares do Exército participam das operações que prosseguiram nesta quarta-feira, dia 22. Equipes do município de São Sebastião, com psicólogas e assistentes sociais, fazem um trabalho de acolhimento dos familiares das vítimas.


A EngD lamenta o ocorrido e alerta para o conjunto de fatores que contribuíram para a tragédia, entre eles, as mudanças climáticas - fazendo com que esse tipo de evento extremo seja mais frequente - e a ocupação desordenada das cidades - o que coloca as pessoas para viverem em áreas de risco.


A intensificação de projetos imobiliários, e construção de mansões, têm causado grandes impactos negativos, sociais e ambientais, na Região que vive do turismo. O cenário empurra a maioria da população para encostas e para os morros, expondo-a ao perigo e situações precárias.


É preciso que se mude a postura, as políticas e aumentem investimentos para que tragédias evitáveis como essa nunca mais voltem a acontecer.


Engenharia pela Democracia

94 visualizações
bottom of page