top of page

Lecar - o híbrido do Brasil

  • Foto do escritor: EngD
    EngD
  • 22 de abr.
  • 2 min de leitura

Paulo Gala



Saber fazer - o papel da Engenharia nacional
Saber fazer - o papel da Engenharia nacional

O Lecar 459 é um projeto ambicioso que visa colocar o Brasil no mapa da mobilidade sustentável com um carro híbrido desenvolvido e fabricado nacionalmente. Idealizado pelo empresário capixaba Flávio Figueiredo Assis, o veículo representa uma tentativa de criar uma alternativa nacional aos modelos híbridos e elétricos importados.


Origem e Desenvolvimento


Inicialmente concebido como um carro 100% elétrico, o Lecar 459 evoluiu para um modelo híbrido do tipo “range extender”. Nesse sistema, um motor a combustão atua exclusivamente como gerador de energia para recarregar a bateria, enquanto a propulsão é realizada por um motor elétrico. O motor a combustão é um 1.0 turbo flex desenvolvido em parceria entre Renault e Geely, e o motor elétrico é fornecido pela WEG, uma empresa brasileira.


Especificações Técnicas


Motorização: Motor elétrico de 165 cv (120 kW) com torque de 26,3 kgfm, tração traseira. Motor a combustão: 1.0 turbo flex de 122 cv, atuando como gerador. Bateria: 18,4 kWh, tecnologia LiFePO4. Autonomia: Até 1.000 km, combinando bateria e gerador. Aceleração: 0 a 100 km/h em 10,9 segundos. Preço: A partir de R$ 147.900,00 para os primeiros compradores na lista de espera.


Design e Personalização


O Lecar 459 apresenta um design que mistura elementos de sedã e SUV cupê, com linhas inspiradas em modelos da Tesla. A montadora oferece opções de personalização, incluindo seis cores externas e três opções de acabamento interno. O interior conta com uma central multimídia de 13 polegadas e um painel digital, adotando um estilo minimalista.


Produção e Expectativas


A produção do Lecar 459 está prevista para iniciar em agosto de 2026, em uma fábrica que será construída em Sooretama, no Espírito Santo. A empresa planeja investir cerca de R$ 870 milhões no projeto, com recursos próprios e financiamentos de instituições como BNDES e Finep.


Considerações Finais


O Lecar 459 representa uma iniciativa significativa para a indústria automotiva brasileira, buscando oferecer uma alternativa nacional no segmento de veículos híbridos. Com um projeto ambicioso e foco na sustentabilidade, o sucesso do modelo dependerá da execução eficiente do plano de produção e da aceitação do mercado.




Paulo Gala é graduado em Economia pela FEA-USP. Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, CGA-Anbima. Foi pesquisador visitante nas Universidades de Cambridge UK e Columbia NY. Foi economista, gestor de fundos e CEO em instituições do mercado financeiro em São Paulo. É professor de economia na FGV-SP desde 2002, Conselheiro da FIESP. Brasil, uma economia que não aprende é seu último livro.



Comentários


bottom of page