top of page
  • Foto do escritorEngD

Manifesto EngD | Um 7 de Setembro com oportunidades e esperança



A primeira independência brasileira esgotou-se e está inacabada. O estado herdado está longe daquele necessário. Os vários níveis de soberania – desde a alimentar até a digital, ambiental e espacial – estão precarizados e fragilizados.


A engenharia, expressão aguda da sofisticação de um país, foi deliberadamente desmontada, processo que recrudesceu nestes últimos seis anos.


Lutamos pela segunda independência.


É preciso libertar o brasileiro da fome. Uma nação só é forte se o seu povo está nutrido. É um compromisso político e ético.


Libertar a sociedade da ideia de que o único valor a ser auferido da vida e das realizações humanas é aquele determinado pelo "mercado". A ganância ilimitada traduzida pela busca incessante e sem trégua pelo rentismo.


O movimento Engenharia pela Democracia (EngD) foi criado há dois anos. Reuniu centenas de profissionais em todas as regiões do país na luta pela democracia e contra o ultraliberalismo.


Renovamos nosso compromisso de construir o 1º Fórum Nacional Engenharia pela Democracia com o tema “200+2 – Engenharia, Independência e Soberania” com o objetivo de criar um espaço permanente para as forças da engenharia desenvolverem um amplo diálogo social. Ainda neste ano, vamos lançar a TV EngD para dinamizar e ampliar os debates na sociedade.


Nesse contexto, no dia 17 de novembro serão realizadas as eleições para o Sistema CONFEA/CREAs. Pela primeira vez, 1,2 milhão de profissionais poderão votar digitalmente pela internet. A EngD estará ativa na discussão e no apoio a programas e candidatos vinculados às mudanças, democratização, modernização e transparência no Sistema.


Conclamamos a todos os profissionais da engenharia que se envolvam e participem deste processo eleitoral no sentido de se criar uma grande onda mudancista nos estados e no País, para superar este longo período de retrocesso e danos para a engenharia, aos profissionais e à sociedade que o Sistema implementou.


Nossa confiança neste dia 7 de setembro é que se possa animar uma ação sobre as oportunidades que se abrem para a reconstrução do País para uma caminhada histórica em que se possa impulsionar a construção das bases para um salto no desenvolvimento sustentável, inclusivo e soberano que atenda às necessidades do povo brasileiro.


7 de Setembro de 2023 (200+1 da Independência)


Movimento Engenharia pela Democracia (EngD)


Clique no arquivo abaixo para baixar o Manifesto da EngD (em PDF)
Manifesto EngD (Independência)
.pdf
Download PDF • 138KB

402 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page