O BRASIL É MAIOR DO QUE AQUELES QUE LHE PRETENDEM ESPOLIAR E SUBMETER!
- EngD

- 13 de set.
- 2 min de leitura
Com essa certeza o movimento Engenharia pela Democracia - EngD - em 16/03/222 aprovava em Assembleia Geral de fundação, sua Carta à Nação Brasileira. Vivíamos então um dos momentos mais difíceis e tristes do nosso país. Naquele ato a EngD renovava e aprofundava seu compromisso, iniciado no ano anterior, com a construção e reconstrução do Brasil e com nossa Democracia e Soberania, assumindo participar na imprescindível tarefa de unir a Nação para derrotar constitucionalmente o fascismo encarnado no então governo federal e seu projeto de destruição.

Congregando profissionais, empresários, acadêmicos, pesquisadores e estudantes que atuam e interagem nas diversas áreas das Engenharias, caminhamos lado a lado com todas as forças democráticas e autenticamente patrióticas, participando dos inúmeros atos unitários em defesa da Constituição, do Estado Democrático de Direito, das urnas eletrônicas, eleição e posse do novo governo eleito, e do isolamento e derrota do golpe de Estado ardilosa e meticulosamente tramado pela organização criminosa bolsonarista sob comando do então infame presidente.
Portando, é com júbilo que saudamos a sábia, justa e firme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de punir exemplarmente, em processo público e transparente, respeitado o devido processo legal baseado em provas, os que planejaram e buscaram promover um golpe de Estado e a supressão da democracia em nosso país.
Afrontada e ameaçada de forma torpe pelo governo imperialista norte-americano, a Nação Brasileira, como sempre, se manteve irredutível e unida na defesa da sua soberania, respaldando a atuação dos ministros do STF no cumprimento das suas obrigações constitucionais. Foi uma vitória da Nação!
É um momento extraordinário, mas sabemos que a defesa da Democracia e da Soberania é uma tarefa e desafio permanentes, que exige a mobilização e a unidade dos democratas e patriotas, comprometidos com a construção de um país desenvolvido, socioambientalmente justo e próspero, atendendo às necessidades e à felicidade de toda a população brasileira.
Há muito a fazer pela afirmação cada vez maior da nossa Soberania. Para isso é imprescindível retomarmos o protagonismo da Engenharia Nacional, seus profissionais e empresas, na elaboração e implementação das políticas públicas, influenciando a dinâmica social e econômica do Brasil. Nesse sentido, entendendo que não há país soberano sem engenharia, ciência e inovação fortes, a EngD reafirma seu compromisso de lutar pela convocação da 1ª Conferência Nacional da Engenharia, proposta ao governo federal pelas lideranças, entidades e instituições que realizaram a 1ª Reunião Anual do Fórum da Engenharia Nacional, em junho, no Rio de Janeiro.
Viva a Democracia! Viva o Brasil Soberano!
Viva a Engenharia Nacional!
Viva a união do povo brasileiro!
ENGENHARIA PELA DEMOCRACIA - EngD, em 12/09/2025





Comentários