top of page

O GOVERNO LULA 3 E O JUGO DO SEU DESTINO

Prezados (as)


É inquestionável que o governo Lula iniciou-se com amplo apoio em decorrência do passado consolidado de estadista conciliador e de grande líder do presidente eleito, pelo amplo leque de coligações montado durante as eleições e pela famigerada gestão de afronta aos princípios humanitários do movimento bolsonarista. As violentas invasões das sedes dos três poderes fizeram aumentar, ainda mais, esse apoio.


Porém, há que se considerar que não se trata de um apoio incondicional; ao contrário, bastante condicionado pelas seguintes circunstâncias:

- Geopolítica e geoeconomia: O principal grupo externo apoiador, os EUA e parceiros do G7, não deseja que o governo Lula continue com a política de equidistância com todos os países do mundo, notadamente do oriente e, principalmente, que não apoie o fortalecimento do BRICS+. Se Lula radicalizar, no atual momento, em fortalecer esse bloco, é possível prever a perda imediata desse apoio.

- Neoliberalismo: Esse mesmo grupo, aliado a grupos internos poderosos, não deseja que o governo Lula persista na linha radical contra as premissas básicas do liberalismo, enfaticamente, não deseja uma política de estatização severa e nem a oneração, via aumento de impostos, das elites;

- Perfil Conservador e religioso da População Brasileira: Está sobejamente comprovado o perfil predominantemente conservador e religioso da população brasileira e a falsa percepção, que lhe foi imputada de forma manipulativa, de que o governo Lula poderá ferir de morte os seus princípios e valores, apesar de nunca ter feito isso;


Tais fatores são suficientes para tornar muito difícil a trajetória do governo Lula 3. É evidente que sempre se pode contar com a liderança e capacidade de negociação – um construtor de pontes para superar abismos do presidente, porém, é um cenário difícil agravado pela falta de visão de realidade de grande parcela dos seus apoiadores naturais que, persistentemente, costumam confundir estratégia de guerra com ideologia.


Antes de mudanças radicais imediatas, o cenário mais sustentável para o governo Lula 3 é uma persistente subida de escada, degrau por degrau, com cada passo na sua melhor oportunidade e no tempo certo.


Saudações


César Cantu

São Paulo, 15.01.2023

[Se julgar pertinente contribuir para o incremento da consciência popular, faça seus comentários e repasse].

276 visualizações

Комментарии


bottom of page