top of page

USP apresenta a fábrica portátil de semicondutores

  • Foto do escritor: EngD
    EngD
  • há 18 horas
  • 1 min de leitura

A PocketFab é um projeto inovador que pretende impulsionar a produção nacional de chips, com potencial para produzir componentes usados desde painéis automobilísticos até processadores para inteligência artificial, ajudando a reduzir a dependência externa do Brasil neste setor estratégico.


A fábrica portátil, modular e sustentável de semicondutores desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP), sob coordenação do Inova, agência de inovação da instituição, que tem como diretor o professor Marcelo Zuffo, idealizador do projeto. Conta com parcerias da Fiesp e do Senai.


Entre os vários aspectos apontados por Zuffo durante o lançamento, destaca-se o fato de se tratar de uma fábrica de excelência, no patamar das mais avançadas do mundo, e a proposta da USP de formar quadros técnicos para o desenvolvimento e produção de chips.


No evento foram apresentados ainda os projetos "Infraestrutura de Inteligência Artificial para a USP: o cluster JAIRU – Joint Artificial Intelligence Research Unit", o equipamento de ressonância magnética 7 Tesla da Faculdade de Medicina e o Núcleo de Tecnologias Quânticas da Escola de Engenharia de São Carlos.


Com informações do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo: SEESP participa de lançamento da minifábrica de chips da USP


Comentários


bottom of page