O Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge-BA) completou 87 anos na sexta-feira (27). A passagem da data foi lembrada pelo engenheiro Ubiratan Felix, professor do IFBA (Instituto Federal da Bahia) e conselheiro regional para o Nordeste da EngD (Engenharia pela Democracia).
Em suas redes, Ubiratan lembrou as origens da entidade sindical: “Fundado em 27 de setembro de 1937 pelo Engenheiro e Professor de Didática do Iceia (antigo Instituto Normal da Bahia), Alfredo Nogueira Passos, o Senge Bahia nasceu lutando pela edição do decreto federal que proibia a contratação de leigos para o exercício de atividades de Engenharia pela União, Estados e Municípios”.
A fundação ocorreu às vésperas do golpe de 1937, conforme registra o Senge. A ditadura retardou o reconhecimento da entidade, mas não deteve a conquista da regulamentação profissional.
“No dia 10 novembro do mesmo ano (1937), o presidente Getúlio Vargas manobrou o golpe do Estado Novo. Logo após, no dia 11 de dezembro, Vargas assina o decreto regulamentado o exercício profissional da Engenharia e Arquitetura”, explica a entidade. “Devido ao golpe do Estado Novo, a carta sindical foi emitida quase 7 anos após a fundação do Sindicato, em 12 de janeiro de 1944.”
Clique aqui para conhecer mais sobre a história do Senge-BA.
Komentáře