SBPC envia ao Presidente da República seu apoio à 1ª Conferência Nacional da Engenharia
- EngD

- 26 de ago.
- 2 min de leitura
Conheça o artigo aprovado na 77ª reunião anual da SBPC, apresentado por Miguel Manso, Diretor de Políticas Públicas da EngD e sócio da SBPC, publicado no Jornal da Ciência (2. Em defesa da ciência brasileira e em apoio à 1ª Conferência Nacional da Engenharia - Jornal da Ciência) e encaminhado ao Presidente da República.

Neste momento em que a comunidade científica brasileira se reúne na 77ª Reunião Anual da SBPC, reafirmamos a importância fundamental da ciência e da engenharia como pilares indissociáveis para o desenvolvimento soberano, justo e sustentável do Brasil.
Como destacado na Carta à Nação Brasileira, divulgada pelo Fórum da Engenharia Nacional, “não há desenvolvimento sem Engenharia e nem Engenharia sem desenvolvimento”. Essa afirmação sintetiza a necessidade urgente de unirmos esforços entre ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e as diversas áreas da engenharia, arquitetura, agronomia e demais profissões afins, para enfrentarmos os desafios estruturais do país.
O Brasil precisa de mais ciência e mais engenharia, atuando de forma integrada para:
Superar os gargalos históricos em infraestrutura, produtividade e inovação;
Garantir investimentos contínuos em pesquisa, pós-graduação e laboratórios, em pé de igualdade com educação, saúde e segurança;
Valorizar os profissionais técnicos e científicos, combatendo a desvalorização das carreiras e a precarização do ensino médio e superior;
Construir uma política nacional de apoio às startups e deeptechs brasileiras no âmbito da Nova Indústria Brasil; e
Promover políticas públicas que defendam a democracia, a soberania nacional, a justiça social e a sustentabilidade ambiental.
Neste sentido, pedimos para que o Governo Federal através de sua Secretaria-geral e demais ministérios e autarquias para convocar e mobilizar a sociedade e realizar a 1ª Conferência Nacional da Engenharia, uma iniciativa estratégica para consolidar o papel da engenharia na formulação de políticas públicas e no desenvolvimento nacional. Como bem destacado na Carta do Fórum, é preciso “retomar o protagonismo da engenharia brasileira”, garantindo que suas competências técnicas contribuam para um projeto de país mais justo, inclusivo e tecnologicamente avançado.
A ciência brasileira, reconhecida internacionalmente por sua excelência, e a engenharia nacional, com sua capacidade de transformar conhecimento em soluções práticas, devem caminhar juntas com protagonismo na reconstrução do Brasil. Só assim faremos justiça social, reduziremos desigualdades e construiremos um Brasil e um planeta sustentáveis.
Convidamos todos e todas a se somarem a essa causa, apoiando a 1ª Conferência Nacional da Engenharia e fortalecendo a aliança entre ciência e engenharia.
Pela Ciência, pela Engenharia e pelo Brasil que queremos!





Comentários