top of page

Assembleia de 12/2 renova Estatuto da EngD

ree

O debate e aprovação do novo estatuto do movimento Engenharia pela Democracia foi o ponto da pauta que exigiu maior dedicação e esforços dos presentes na Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 12 de fevereiro de 2025.


Convocada desde 15 de janeiro por meio de edital publicado no portal e redes sociais da EngD na internet, além da reforma do estatuto a Assembleia também cuidou de outros assuntos. Foi apresentado pelo Presidente Paulo Massoca um balanço das atividades do primeiro mandato da EngD e perspectivas de atuação para o próximo período. E o Diretor Allen Habert relatou como está a participação da EngD na organização do 1ª Reunião Anual do Fórum da Engenharia Nacional, marcada para dias 2 e 3 de junho deste ano, e a 1ª Conferência Nacional da Engenharia que está sendo proposta ao Governo ao Federal para 2025/2026.

 

Sobre a renovação do Estatuto


O debate e deliberação sobre a reforma estatutária foi antecedido de reuniões específicas da Diretoria, do Conselho Deliberativo e conjuntas. Propostas foram colocados no drive na internet dedicado a receber contribuições, conforme divulgado e informado no edital de convocação da Assembleia. A diretriz geral da reforma foi aperfeiçoar o funcionamento da entidade, tendo por base a experiência dos últimos três anos.


No seu conjunto a proposta de reforma do estatuto alcançou um grande consenso para aprovação, ocorrendo apenas a votação em separado de três destaques.


Com o novo estatuto a EngD, aprofunda seu compromisso com a defesa de democracia, da engenharia nacional, com a realização do Fórum, com a defesa do meio ambiente e desenvolvimento sustentável e justo socialmente frente à emergência climática, entre outros.


Na organização da entidade destaca-se a nova composição do Conselho Deliberativo, instituindo o que aconteceu de melhor na prática da governança da entidade desde sua criação. Assim, o órgão de acompanhamento e direcionamento estratégico da entidade integrará melhor os conselheiros eleitos e membros da diretoria eleita. Está prevista a criação de cinco Diretorias Regionais para ampliar a presença da entidade regionalmente e que, a partir de sua constituição, participarão das reuniões da Diretoria sem direito a voto. Também passou a ser permitido uma reeleição sucessiva para os cargos do Conselho Deliberativo, Diretoria e Conselho Fiscal. Foi criada a categoria do sócio estudante, a Diretoria da Mulher, a Diretoria da Juventude e a Diretoria de CT&I.


Além disso, com o novo estatuto será possível à EngD solicitar sua associação junto ao Sistema Confea/Crea.

 



Comentários


bottom of page