Falta engenheiro, e pouca gente entra nesses cursos
- EngD

- 23 de set.
- 1 min de leitura
Quem afirma é o CEO da Motiva Rodovias. empresa retomou programa de trainee após interrupção de quatro anos e. de janeiro de 2024 a julho de 2025, contratou cerca de 500 engenheiros

A falta de engenheiros e de mão de obra de base tem sido fator de preocupação para a Motiva (ex-CCR) nos últimos meses, diz à Folha o CEO da divisão de rodovias da empresa, Eduardo Camargo. Segundo ele, a falta de profissionais da construção civil é percebida pela companhia há cerca de 18 meses.
Ainda de acordo com o executivo, a construtora responsável pelas obras da ViaSul, concessionária da companhia no Rio Grande do Sul, teve de buscar profissionais em outros estados para compor a equipe que trabalha no local.
"Está faltando essa mão de obra especializada, um engenheiro principalmente, e está entrando pouca gente na faculdade para esse tipo de formação. Preocupação número um. Segunda preocupação: a gente também está sofrendo muito com a falta dessa mão de obra de base", diz.
Segundo o Instituto Semesp (entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil), centro de inteligência analítica e levantamento de dados sobre o ensino superior, o número de concluintes de cursos de engenharia no Brasil vem apresentando queda desde 2019.
A reportagem completa foi publicada na Folha de São Paulo em 14.9.2025.





Comentários