Presidente do IPT fala da importância da Engenharia na governança chinesa
- EngD

- 7 de jul.
- 2 min de leitura
Anderson Correia
Se alguém quer ser político na China, já sabe a receita: estudar Engenharia e preferencialmente com algum feito técnico extraordinário, como liderar o programa espacial, construir a barragem de três gargantas ou ter sido Reitor do "MIT Chinês".

Desde 1993, todos os presidentes chineses — Jiang Zemin (Engenheiro Elétrico), Hu Jintao (Engenheiro Hidráulico e liderou a construção da usina de três gargantas, a maior do mundo) e o atual Presidente Xi Jinping (Engenheiro Químico) — vieram de formações técnicas. São mais de três décadas consecutivas com engenheiros no cargo mais alto do país mais proeminente do mundo.
E isso não é coincidência, pois o domínio político dos engenheiros desce para outros cargos relevantes também:
Xangai, a maior cidade da China em população urbana, é governada pelo ex-Reitor de Tsinghua (espécie de MIT Chinês). Chen Jining, além de ser Engenheiro Civil, fez Doutorado na Inglaterra. É o atual chefe do Partido em Xangai (cargo mais alto do que o de Prefeito)
Xinjiang, o maior estado da China, é governado por um Engenheiro Aeroespacial com Doutorado pelo Instituto de Tecnologia de Harbin (seria o ITA da China). E o mais curioso é que o Engenheiro Ma Xingrui é ex-diretor do programa lunar chinês
Chongqing, a maior cidade da China em área e uma das principais em população, é governada por Yuan Jiajun, Engenheiro Aeroespacial e Doutor pela Beihang University. Foi projetista da nave Shenzhou (programa espacial tripulado). E Vice-Presidnete da China Aerospace Science and Technology Corporation . E já foi pesquisador visitante no Centro Espacial Alemão.
Além de prefeitos e governadores, o congresso Chinês é entupido de Engenheiros e profissionais com formação em STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Mais de 600 deputados Chineses tem formação em STEM, incluindo a cúpula.
– Zhang Qingwei: engenheiro de foguetes, com Engenharia e Mestrado na Área Aeroespacial, é Vice-Presidente do Congresso Nacional. Ele também foi Presidente da COMAC, a Embraer Chinesa.
- Qian Zhengying, Engenheira Civil, que foi Reitora da Hohai University, ocupou cargos altíssimos no Congresso Chinês, sendo também Ministra.
Resumidamente, não é nenhuma coincidência que Xi Jinping seja Engenheiro: é regra. Seus antecessores eram engenheiros e os próximos provavelmente serão.
A fábrica de produzir políticos na China passa pela Engenharia e pelas entregas concretas, pois é disso que o país vive: de resultados na indústria e na tecnologia.
Enquanto alguns países valorizam discursos políticos e midiáticos, a China valoriza o crescimento do PIB ancorado na indústria e no desenvolvimento da infraestrutura.
Anderson Correia é presidente do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) e professor titular e ex-reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Publicado originalmente em seu perfil no Linkedin: https://share.google/kj2LcKGNROwehLQSl





Comentários