SOLIDARIEDADE À VENEZUELA, EM DEFESA DA SOBERANIA DOS POVOS
- EngD

- há 5 dias
- 1 min de leitura

O movimento Engenharia pela Democracia (EngD) reafirma seu repúdio veemente à agressão militar dos EUA contra a Venezuela e sequestro do presidente Nicolás Maduro e sua esposa.
O ataque militar e o sequestro do Presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama representam uma ruptura drástica com a Carta das Nações Unidas. O artigo 2º da Carta proíbe explicitamente o uso da força contra a integridade territorial ou a independência política de qualquer Estado soberano.
A intervenção fere não apenas o direito externo, mas a própria Constituição dos EUA. Ao promover o ataque militar e sequestrar autoridades estrangeiras sem a devida declaração de guerra pelo Congresso Nacional o presidente Trump atropela ditatorialmente seus próprios freios e contrapesos democráticos.
Como explicitado pelo próprio presidente estadunidense, o objetivo real do criminoso ataque à soberania da Venezuela é a pilhagem da maior reserva de petróleo do mundo, oferecendo-a como espólio de guerra em favor de corporações transnacionais norte-americanas.
Não há solução democrática sob o cerco militar. A paz na região e a retomada da normalidade institucional exigem a libertação imediata do Presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, o encerramento de qualquer cerco militar ou sanção que asfixie o povo venezuelano e o retorno ao diálogo mediado por instâncias internacionais legítimas.
A EngD conclama a comunidade técnica e científica brasileira a se posicionar firmemente contra este atentado. Defender a Venezuela hoje é defender a democracia e a soberania brasileira e a integridade territorial de todas as nações que possuem recursos estratégicos.
Em 4 de janeiro de 2026.
Movimento Engenharia pela Democracia - EngD





Pelo respeito à soberania da Venezuela!!
Toda solidariedade ao povo venezuelano!!