EngD constitui Diretoria Regional Sudeste
- EngD

- 31 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Em reunião realizada em 17.12.2025 o Conselho Deliberativo da EngD avaliou o desempenho da entidade em 2025, apontou diretrizes para 2026 e aprovou a criação da Diretoria Regional Sudeste, proposta pela Diretoria.

O corpo diretivo regional Sudeste ficou assim constituído, em votação consensual:
Diretora Geral Regional: Leila Issa Vilaça (ES)
Diretora Regional Secretária: Isabel Cristina Chiodi de Freitas (MG)
Diretor Regional de Articulação e Comunicação: Carlos Henrique Bernardo Pereira (SP)
Diretor do Espírito Santo: Marcos de Jesus
Diretor de Minas Gerais: José Francisco Vieira Seniuk
Diretor do Rio de Janeiro: Márcio Girão Barroso
Diretor de São Paulo: Luiz Guilherme Kolle.
A avaliação de 2025 foi positiva, destacando-se as seguintes ações:
Realização, com dezenas de entidades e instituições nacionais e regionais, da primeira Reunião Anual do Fórum da Engenharia Nacional, no início de junho, na sede do Clube de Engenharia do Brasil, no Rio de Janeiro. Considerada histórica e exitosa, aprovou a Carta à Nação, a proposta de realização da 1ª Conferência Nacional da Engenharia em 2026 e a constituição da Comissão do Fórum da Engenharia, coordenada pelo diretor da EngD Allen Habert.
Construção da proposta e encaminhamentos junto ao governo federal para a realização da 1ª Conferência Nacional de Engenharia, contando com apoio aprovado em moções nas reuniões anuais promovidas pela CONFEA, SBPC e UNE.
Participação no lançamento e planejamento de curso online de extensão universitária promovido pela Fórum em parceria com a UnB: "Engenharia e Desenvolvimento — Desenhando o futuro do Brasil" (formato: 60 horas por rodada; três rodadas; certificado emitido pela UnB; exigência de um trabalho de três páginas como atividade final).
Participações e articulações em eventos como a reunião anual da SBPC em Recife, Congresso da UNE em Goiânia, Conferências Nacionais de Políticas para as Mulheres, Meio Ambiente e Cidades.
Participação na Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA) e Congresso Nacional dos Profissionais do CONFEA, em Vitória.
Participação junto ao Congresso Nacional, com outras entidades, em defesa da engenharia e soberania nacional nos projetos de lei em tramitação.
Participação ativa nas manifestações e atos em defesa da Engenharia e da Soberania Nacional.
Para 2026, o Conselho Deliberativo apontou a necessidade de ampliar e aprofundar o diálogo com o governo e o Congresso Nacional, em busca de mais engenharia e oferecendo soluções técnicas para os problemas nacionais, inclusive de educação profissional. E propôs avançar rumo à 1ª Conferência Nacional de Engenharia e à institucionalização do Fórum da Engenharia Nacional.
Confira na ata da Secretaria Geral com o conjunto das discussões e deliberações da reunião do Conselho Deliberativo:





Comentários